Harmonia ...
Paolo Caliari nome de batismo.
Nascido em 1528, desencarnou em 1588 aos 60 anos Pintor natural de verona, mas viveu por mais tempo em veneza!
Homem normal em todas as suas atitudes muito elogiado não só por sua ARTE mas sobretudo por seu temperamento afável, seu bom humor em todas as circunstâncias e sobretudo na sua retidão de caráter e sua integridade, conquistando a todos os que dele se aproximavam.
jamais viveu no luxo, quem desejava boa arte ia procurá-lo.
E quilibrado em tudo, não lhe agradava falar dos colegas de profissão, certa vez participando de um júri para julgar mosaicos dos irmãos Zuccato, falou apenas sobre a técnica empregada, mais tarde lhe imdagaram por que não falará da estética, respondeu: " niquem me perguntou a este respeito ".
Dai ter Ridolfi escrito dele no seculo XVI : Veroneze teve pensamentos generosos, jamais uzou de recursos inlicitos para obter algum trabalho, observou sempre as suas promessas. Parcimonioso nas despesas, viveu longe do luxo e dirigiu suas ações com muita prudencia.
Na Galeria de homenagaados sempre será imtroduzido Paolo Veronese, porque se trata de espirito de
grande evolução, desde eras antiquissimas, tendo sido esta encarnação um exercicio de entrosamento fisico no mundo artistico, onde passou produzindo belos trabalhos e conquistando a simpatia e amizade de todos.
E êsse exercicio se prendia á tarefa que já desempenhava há muito, como dirigente do quarto Raio, o da Harmonia, em que se situam todos os artistas. Mas era-lhe indispensável uma visita á Terra para novamente recolher as Vibrações dos homens que se dedicavam a este mister. Escolheu então uma época em que brilhavam os maiores talentos e entre êles transcorreu sereno seus dias, o tempo suficiente apenas para fixar-se na memória de todos.
Quem desejar comprovar a realidade dessas assertivas, estude sua obra, e verificará que a caracteristica mais saliente e claramente perceptivel, mesmo para os leigos, é a HARMONIA de composição, de desenho e de corês, que sobressai em todos os seus trabalhos, e que constitui a exteriorização da harmonia de tôda a sua vida serena e de seu Espirito superior, fascinado pela Beleza.
Sabedoria, Amor,Paz. Teula.